quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fontes da Web disponiveis no Blogger

Há um tempo atrás eu publiquei um artigo falando sobre novas fontes da web disponibilizadas pelo Google API para serem usadas no Blogger.

Atualmente o Blogger disponibilizou novas fontes da web que podem ser usadas no seu blog, bastando apenas escolher a fonte e altera-las diretamente pelo painel de controle do próprio Blogger.
Essas novas fontes estão disponíveis nos templates padrões Designer de Modelo, bem como nos templates Minima.

O processo de alterações de fontes do blog é bem simples, porém, só será possível alterar as fontes se o modelo do seu template tiver pré definições para o CSS, as chamadas Variable Definitions.
Se você não sabe o que são Variable Definitions, recomendo que você leia o artigo que trata sobre o assunto para poder prosseguir com este tutorial.

Se no seu modelo de template as Variable Definitions não estiverem estabelecidos, você poderá criá-las para conseguir definir suas próprias variáveis e assim, alterar as fontes do seu blog, através do painel do Blogger.
Veja como criar Variable Definitions do tipo Fonte no artigo: Como Criar Variáveis do tipo Fonte

Como Usar fontes da web no Blogger


Se quiser trocar o tipo ou tamanho de fonte, poderá faze-lo diretamente pelo painel do Blogger.
Clique na aba "Design >> Designer de Modelo >> Avançado".
Escolha qual a fonte que você quer trocar.
No exemplo abaixo eu optei por trocar a fonte do titulo do Blog (que fica no cabeçalho):



No meu exemplo, eu escolhi a fonte "Grafty Girls" e determinei o tamanho dela em 42px.
Veja como ficou a fonte do cabeçalho do meu blog de testes:




A nova fonte só será reconhecida pelo código, se já houver pré-definição Variable Definitions do tipo Fonte no seletor desejado.
No meu exemplo, eu alterei a fonte do Titulo do Blog.
No código CSS referente a Header, a fonte já estava pre-definida desta forma:

.Header h1 {
font: $(header.font);


E em Variable Definitions estava defina assim:

Blog Title" selector=".header h1">
header.font" description="Title Font" type="font"
default="normal normal 36px Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif" value="normal normal 42px Arial, Tahoma, Helvetica, FreeSans, sans-serif"/>


No exemplo acima eu usei como referencia o código do template Designer de Modelo (Modelo Janela de Imagem).


Lembre-se: para que a nova fonte funcione é preciso definir onde a fonte deverá ser aplicada, para que a nova fonte fique visível no blog.
Você precisará incluir os valores "font" diretamente na regra CSS na propriedade do seletor onde você deseja usar a nova fonte.

0 comentários:

Postar um comentário